Tuesday, March 16, 2010

Cantador de Histórias



Desde pequeno que estou familiarizado com a voz deste senhor, já que sempre foi um dos músicos preferidos da minha mãe. A verdade é que a música e a sua voz inconfundível são apenas a ponta do icebergue no que refere à obra deste canadiano de Montreal. Leonard Cohen é quase o homem dos sete ofícios: canta, compõe, escreve (sendo tanto novelista como poeta), faz algumas ilustrações e ainda arranjou maneira de viver num mosteiro budista durante vários anos, onde foi ordenado monge, tendo recebido o nome Dharma de Jikan (silencioso).
Tenho ouvido repetidamente o seu "Essential" de 2002, um disco duplo que agrupa as melhores composições do artista, dos "primeiros" vinte e cinco anos da sua música. Não adianta sublinhar nenhuma música porque todas, sem excepção, têm muito para contar e de tudo para dizer nas suas letras. Fazem-nos pensar e deixam-nos a tentar imaginar como será a vida vista pelos olhos deste homem pensador. Para mim, que hoje em dia leio pouco (tenho o vicio dos visuais) e não sou grande conversador tanto me parece que estou a ler um livro ao mesmo tempo que tenho uma conversa com ele.
A ilustração acima colocada é uma espécie de homenagem não só ao homem lá representado, este sobre quem acabei de escrever, mas também a todas as pessoas que me inspiram. Sejam elas os meus pais por terem bom ouvido, os Arctic Monkeys ou um qualquer compositor de psy chill, tanto podem ser pintores surrealistas famosos ou ilustradores desconhecidos, amigos, fotógrafos, realizadores e por diante. Haja ou que houver, aconteça o o que acontecer haverá sempre pessoas que me vão ajudar a abrir os olhos para vida.

5 comments:

André carvalho said...

temos que fazer uma troca... foto por ilustra;)

Drifting Along said...

Quando quiseres. Troca directa. :)

André carvalho said...

escolhe uma!

Anonymous said...

Nunca deixe de escrever. Bj do Pai

Anonymous said...

O Pai diz para não deixar de escrever, a Mãe acrescenta - e de desenhar.

Mil beijos, meu artista querido